PRESERVAÇÃO
AMBIENTAL
Resgates Marinhos
RESGATE
DE ANIMAIS
MARINHOS.
Quando pescadores e as crianças de Canoa encontram animais marinhos encalhados na Praia levam até a Recicriança.
O Ceará conta, no litoral leste, com uma das poucas organizações não governamentais cujo lema é a educação ambiental e conservação da biodiversidade costeira.
PARA ESCOLAS
“O Recicriança nasceu com um dos primeiros fundamentos reciclar papel. E por meio disso, fazer com que a meninada entendesse a necessidade de preservar o meio ambiente, cuidar da natureza”, explica um dos fundadores da ONG. o Professor Tércio Vellardi.
Técnicas de Serigrafia
Teatro de Rua
Há 30 anos, a Associação Amigos do Recicriança
enfrenta, pela conscientização, aquilo que não pode fiscalizar e punir: a degradação do meio ambiente. Se o assunto é "Bichos do mar", a Vila dos Estêvão, vizinha à popular praia de Canoa Quebrada, tem ao menos duas gerações de moradores que sabem a importância da conservação do peixe-boi, golfinho e das tartarugas, bastante recorrentes na região. Se a degradação ambiental é uma realidade tão comum neste pedaço de litoral em Aracati, com a ocupação desregrada dos empreendimentos nas últimas décadas, tratar de animais marinhos é um desafio a mais.
Na sede do Recicriança, há bonecos de papel reciclado, feitos pelos próprios meninos, representando os animais em tamanho natural. “Quase semanalmente recebemos tartarugas que encalham na praia, já convalescendo. São trazidas pelos pescadores, ou as próprias crianças. Até turistas também já deixaram aqui, para que a gente possa fazer os primeiros socorros, como tentar desobstruir algo visível, e ligar para os amigos do PCCB no Rio Grande do Norte e/ou os parceiros da Aquasis, na Região Metropolitana de Fortaleza”.
A Aquasis é uma Associação de Pesquisa e Conservação de Ecossistemas Aquáticos e o Projeto Cetáceos da Costa Branca atua nos resgates marinhos na Bacia Potiguar (litoral Oeste do RN e litoral Leste do CE). Realizam, principalmente, cuidados na conservação de mamíferos marinhos, especialmente peixe-boi, boto-cinza e eventuais tartarugas, mas também desenvolvem há mais de duas décadas o monitoramento das aves marinhas.
O trabalho da associação aracatiense Recicriança é reconhecido nacionalmente pelo grito ambientalista que ecoa a partir da região. Os trabalhos de educação ambiental envolvem não só as crianças como suas famílias, especialmente as mães. Uma das produções culturais desenvolvidas pela instituição foi o lançamento do livro "Miolo de Pote", contando os causos do pescador Antônio Miolo, da praia do Estevão em Canoa Quebrada. As peripécias do antigo trabalhador do Mar são ouvidas e depois narradas e desenhadas pelas crianças do lugar.